Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Estacionamento: pintar meio-fio de amarelo e criar sinalizações resulta em punições


Publicado em 24/05/2015, às 17h37 | Atualizado em 25/05/2015, às 08h34
·          
Mariana Campello Do JC Trânsito


"Espertinhos" tentam burlar a lei em proveito próprio danificando calçadas e criando sinalizações falsas Foto:
 acervo / JC Imagem

Muitos motoristas não tem conhecimento sobre restrições e regras sobre estacionamento em vias públicas. Já outros "espertinhos" tentam burlar a lei em proveito próprio danificando calçadas e criando sinalizações falsas. 
Pelo aplicativo ComuniQ, um internauta denunciou a atividade de alguns comerciantes na Avenida Doutor José Rufino, no bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife. 

Os lojistas pintam o meio-fio de amarelo em frente às lojas para os carros não estacionarem no local. Esse tipo de ação é ilegal, em caso de flagrante a Polícia Militar conduzirá os envolvidos para a delegacia, onde será realizado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e, posteriormente, serão julgados, podendo receber punições de acordo com as circunstâncias das ações.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Bairro de Pontezinha, no Cabo, ganhará estádio de futebol

maio 10, 2015 Agenda do PrefeitoDestaqueInfraestruturaObras


Arquibancadas terão capacidade para abrigar 10 mil torcedores
O município do Cabo de Santo Agostinho ganhará mais um estádio de futebol. Além do Gileno D’Carli, situado na Vila da Destilaria, desportistas da região vão contar com outra edificação dedicada ao esporte no bairro de Pontezinha, demanda antiga da população. O novo estádio será erguido no campo próximo à escola municipal Eronides Soares (popularmente conhecido como Campo do América). A previsão da prefeitura é de que a obra seja concluída em 12 meses.

O início das obras foi autorizado na manhã deste domingo (10/05), pelo prefeito do Cabo, Vado da Farmácia. Acompanhado de vários secretários municipais e de vereadores, o gestor assinou a ordem de serviço no próprio campo, com a presença de jogadores e moradores de Pontezinha.

As obras serão executadas com recursos próprios e do Governo Federal, através do Ministério dos Esportes, um investimento de quase R$ 3 milhões. De acordo com a secretário de Obras Públicas da prefeitura, Osman Beltrão, as arquibancadas terão capacidade para comportar 10 mil pessoas. O estádio, que será construído em um terreno de 1,6 hectare, contará com gramado com sistema de drenagem de águas pluviais, vestiários, banheiros, iluminação, rampas de acessibilidade, alambrado em volta do campo, cabine de imprensa, entre outros equipamentos.

“Para mim é uma honra construir um estádio aqui em Pontezinha. Em 2000 acompanhava os campeonatos aqui e sei da necessidade dos desportistas em jogar num espaço mais adequado, um desejo antigo que agora começa a se realizar. Peço a compreensão de vocês e o apoio dos times para zelar por esse equipamento”, declarou o prefeito Vado. “Mesmo diante desta crise que está atingindo todo o país, estamos empenhados em realizar obras importantes e oferecer uma melhor qualidade de vida a toda população”, completou ele, aproveitando para desejar um feliz dia a todas as mães cabenses.

Representando os desportistas de Pontezinha, Robson de Oliveira (Robinho), de 31 anos, falou da sua alegria em ver que um sonho de toda a comunidade será realizado. “Eu estou muito emocionado. Jogo nesse campo há 25 anos e aqui já passaram vários jogadores que lutaram para que essa construção um dia acontecesse. O celeiro esportivo do Cabo agradece ao prefeito Vado e seus secretários por essa obra”, disse ele. Atualmente, 20 times da região utilizam o espaço o terreno para treinar e disputar competições. Hoje, iniciou-se o Campeonato de Futebol Adulto, com a participação de 14 equipes.

O secretário da Juventude e Esportes, Cesar Paiva, também destacou a importância da obra. “Finalmente Pontezinha vai receber um merecido estádio. Os peladeiros que sabem o que é jogar futebol são os que mais entendem a importância dessa obra. Aproveito para convidar a todos para a inauguração do bicicletário na Cohab e de duas academias ao ar livre nesta terça-feira”, comentou.

PONTE DOS CARVALHOS – Após o ato no bairro de Pontezinha, o prefeito Vado e sua comitiva foi à comunidade do Alto do Sol, no distrito de Ponte dos Carvalhos, para assinar a ordem de serviço que dará início a obras na localidade. Um trecho da Rua do Sol e a Rua da Bela Vista serão contempladas com pavimentação em paralelepípedo, e a Travessa Bela Vista receberá uma escadaria. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em 60 dias.

Moradora há nove anos da Rua Alto do Sol, a dona de casa Marta Firmo, 56 anos, comemorou. “Estou muito feliz. Nenhum prefeito até agora tinha atendido aos nossos pedidos. Conseguimos essa vitória e só temos a agradecer. Em pleno Dia das Mães recebemos esta ótima notícia”, disse.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo

Fotos: Randy Augusto

Cabo ganha duas academias ao ar livre e bicicletário nesta terça-feira

maio 7, 2015 DestaqueEsportesLazer

academia
A população cabense tem mais um motivo pra comemorar. É que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Deca/Duratex e a Organização Social Esporte Brasil, vai inaugurar na próxima terça-feira (12/05) duas academias de ginástica ao ar livre e um bicicletário. O projeto tem como objetivo proporcionar melhoria na qualidade de vida para os moradores da região.

As academias possuem equipamentos de exercícios físicos (Standard ou Misto), e o bicicletário será composto por bicicletas, capacetes e um kit de peças para reposição. Todos esses equipamentos estarão disponíveis para a população gratuitamente, mas para o cidadão utilizar a bicicleta será necessário realizar um cadastro antecipadamente na Secretaria da Juventude e Esportes.
bicicletario
Na segunda-feira (11/05), às 18h, será ministrada uma palestra sobre a utilização e a manutenção das academias e do bicicletário. O evento será aberto para quem desejar conhecer melhor o projeto.
Confira os horários das inaugurações:
8h – Academia ao ar livre no Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos.
9h – Academia da Cidade, às margens da BR-101, no Centro
10h – Bicicletário no Parque da Juventude, na Cohab (próximo a UPA)

Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo

terça-feira, 5 de maio de 2015

Detran inicia o Maio Amarelo 2015


O diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, abriu oficialmente nesta segunda-feira (4), no auditório da Escola Pública de Trânsito do órgão, o movimento Maio Amarelo. A ação que é desenvolvida, em Pernambuco, pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, tendo como foco mobilizar as pessoas para discutir o tema e promover a conscientização para um motorista mais responsável e que dirija com segurança.

Para tanto, a Coordenação de Educação do Órgão convidou o inspetor Jilmar Barros, da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo – EPTTC, do município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, para proferir palestra de conscientização sobre a importância do trânsito seguro, principalmente alertando alunos das escolas federais, estaduais e municipais.

Segundo o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, que na ocasião representou o secretário das Cidades, deputado André de Paula, até o dia 31 de Maio Coordenação de Educação de Trânsito do órgão estará promovendo ações para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista. 

Ribeiro disse ainda que, para mobilizar a sociedade, em prol da educação e da conscientização no trânsito, firmamos parceria com empresas públicas e privadas; principais setores que compõem a estrutura de trânsito e transportes do Estado, as Secretarias das Cidades, Saúde e Educação, associações que representam as concessionárias de rodovias, montadoras de veículos e de motocicletas, Rotary Clube, Federação de Seguros, entidades credenciadas para educação de trânsito, instituições de ensino superior, além das entidades técnicas especializadas em trânsito e segurança.



sexta-feira, 1 de maio de 2015

Justiça suspende licitação do transporte intermunicipal de Pernambuco

Publicado em 01/05/2015, Às 8:00
Foto: JC Imagem
Vícios e falta de competitivadade foram os principais argumentos. Foto: JC Imagem

A Justiça de Pernambuco suspendeu a licitação do Sistema de Transporte de Passageiros Intermunicipal de Pernambuco, que ganharia concepção e operação novas a partir de hoje, 1º de maio. Decisão liminar do juiz Mozart Valadares Pires, da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedida na noite de quarta-feira, determina que sejam suspensos os efeitos da licitação que o governo do Estado realizou em setembro de 2014. Embora liminar, a decisão deve ser vista como um novo round da disputa que vem sendo travada por causa da divisão dos lotes da futura operação do sistema no interior.

Excluindo o Grande Recife, que tem um sistema de transporte metropolitano, todo o Estado foi dividido em apenas três áreas, definidas como Mercados de Transporte Intermunicipal (MTI) pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), criada ainda pelo então governador Eduardo Campos para executar a licitação e gerir o sistema. Entre outros aspectos, a grande reclamação é que a divisão foi desproporcional e ficou na mão de apenas dois consórcios e uma empresa, o que impediu a livre concorrência e, consequentemente, a melhoria do serviço para os 80 mil passageiros transportados diariamente nas 118 linhas.
 
Uma das áreas, por exemplo, a MTI 1, que envolve todo o Sertão e parte do Agreste Central pernambucanos (80% do sistema), ficou com um único consórcio: Progresso/Logo, esta última uma nova empresa que faz parte do grupo econômico da Caruaruense, que não participou da licitação. O restante do Estado ficou dividido com o Consórcio 1002/Rodotur e a Rodoviária Borborema. Antes, o sistema era operado por 14 empresas.
Fotos: Guga Matos/JC Imagem
População no interior já sofre sem opção de transporte. Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Para dar a liminar, concedida numa ação popular, o juiz Mozart Valadares Pires usou como base o relatório </DC>de auditoria da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, finalizado em fevereiro, que identificou inúmeros vícios no processo licitatório e, por isso, sugeriu a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. A auditoria especial ainda não foi julgada, mas no documento o auditor Fernando Rolim afirma que os vícios no processo são tantos que impediram a competitividade e contaminaram todo o processo. E também criticou o fato de a EPTI ter ignorado as alterações recomendadas pelo TCE ainda na época do lançamento do primeiro edital.
 
Luciana Nóbrega, presidente da EPTI, soube da liminar apenas ontem e garantiu que na segunda-feira estará fazendo a defesa do posicionamento do órgão. “Iremos suspender o início da operação como determina a Justiça, mas faremos nossa defesa. Nada do que foi apresentado ao juiz é fato novo. Já tínhamos respondido ao TCE. Estamos tranquilos porque a licitação foi correta e trará benefícios para os passageiros”, disse. O JC tentou conversar com o relator da auditoria especial do TCE, Ranilson Ramos, desde o início da semana, sem sucesso. Nem mesmo a assessoria de imprensa do tribunal conseguiu dar retorno. Anteriormente, tentou falar com Fernando Rolim, mas a hierarquia do TCE não permitiu.

Confira a decisão liminar da Justiça
DECISÃO: Na petição anterior, a parte demandante apresenta fato novo além de documentos novos, os quais dão suporte ao seu pedido liminar de suspensão dos efeitos da licitação do serviço de transporte público intermunicipal, especialmente para impedir o início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo. Verifico que, quando da análise da inicial, foi proferida decisão indeferindo o pedido liminar de suspensão da licitação em razão de que, naquele momento, não restaram configurados os requisitos para a sua concessão. Todavia, diante da apresentação de documentos novos – Relatório de Auditoria da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, acostados às fls. 0130/0199, e da iminência no início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo, que se dará no dia 1º de maio, considero coerente e prudente a suspensão dos efeitos do certame objeto desta Ação Popular. O Tribunal de Contas do Estado, após realizar Auditoria Especial na Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, com a observância detalhada da Concorrência nº. 001/2014, concluiu que não houve aderência da EPTI a determinações anteriormente apontadas, permanecendo as mesmas inadequações devido à não alterações no texto do edital republicado em relação à sua versão original. Após apresentar as determinações, as quais não foram atendidas pela empresa EPTI, encerra o relatório afirmando que a falta de competitividade é corolário das inadequações do edital que já haviam sido criticadas anteriormente. Além disso, ao identificar os vícios, pondera, com razão, que uma licitação eivada de vícios contamina os contratos dela resultantes. Por fim, finaliza o relatório sugerindo a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. Diante dessas constatações, primando pela obediência aos princípios da prevalência do interesse público, legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, dentre outros, e estando presentes as condições legais, defiro a liminar no sentido de suspender os efeitos da licitação do serviço de transporte público intermunicipal, especialmente para impedir o início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo que se dará no dia 1º de maio do ano em curso. Outrossim, conforme solicitado no item “c” (fl. 0128), determino a intimação da EPTI para que apresente a íntegra do processo licitatório, incluindo o processo de contratação da empresa responsável pelos estudos técnicos e seu conteúdo, projeto básico, projeto executivo, comunicações com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e documentos que instruíram o certame a partir da sessão de recebimento e abertura de envelopes. Expeça-se o competente mandado de cumprimento. Intime-se. Recife, 29 de abril de 2015. MOZART VALADARES PIRES JUIZ DE DIREITO – ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital PROCESSO: 0081482-31.2014.8.17.0001 MOZART VALADARES PIRES JUIZ DE DIREITO – ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital PROCESSO: 0081482-31.2014.8.17.0001