Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Cabo implantará em breve bilhetagem eletrônica nas linhas municipais

IMG-20150922-WA0053-01A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta terça-feira (22/09), uma reunião com o objetivo de definir propostas para a implantação da bilhetagem eletrônica nas linhas de transporte coletivo municipais. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e reuniu representantes das linhas que atuam na cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Defesa Social.
Segundo o gerente de Trânsito e Transporte, Márcio Nogueira, o encontro foi mais um passo para implantação da bilhetagem eletrônica no município. “A reunião de hoje teve como objetivo apresentar às empresas as formas para aquisição e financiamento do validador, e esclarecer algumas dúvidas dos permissionários” disse.
Os representantes da Urbana PE, Pedro Luís e José Ramos, conduziram a reunião apresentando um modelo que propõe dispensar o manuseio de dinheiro ou tíquetes na parada ou dentro do ônibus. “O validador que será implantado no município é muito avançado. A ideia é que até dezembro sejam utilizados apenas os bilhetes eletrônicos” explicou Pedro Luís.
Definido como “Bem Fácil Cabo”, o passe eletrônico tem previsão para entrar em vigor a partir de novembro. O validador receberá ainda o Vem Estudantil, Passe Livre Estudantil, Vem Trabalhador e Cartão livre acesso.
No próximo dia 10 de outubro, será realizada mais uma reunião entre a Prefeitura e os representantes das linhas de transporte, onde o validador será passado para as empresas, assim como um agendamento de treinamento para utilizá-lo.
Texto e foto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo

Operação Duas Rodas foi realizada mais uma vez no Cabo


IMG-20150924-WA0004O Cabo de Santo Agostinho recebeu mais uma blitz da Operação Duas Rodas. Dessa vez, as abordagens foram realizadas na terça-feira (22/09), no Bairro de São Francisco e no Centro. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) e o 18º Batalhão de Polícia Militar, e tem como objetivo coibir irregularidades na condução de veículos automotores, assim como a prática de roubos e tráfico de drogas.
A blitz contou com um efetivo de 10 policiais militares e sete guardas municipais. De acordo com balanço divulgado pela Polícia Militar, foram abordadas 150 pessoas, cinco carros de passeio, 70 motocicletas e três bicicletas. A operação culminou com a apreensão de nove motocicletas cujos condutores não possuíam equipamentos e documentação obrigatória, além de 10 notificações. IMG-20150924-WA0006
O gerente de Trânsito e Transporte da SMDS, Márcio Nogueira, explicou que a ação iniciada em julho deste ano busca oferecer mais segurança ao trânsito e à população. “Essa ação dá continuidade ao trabalho iniciado em julho deste ano. Queremos com isto impedir que veículos circulem dentro do município com irregularidades tanto no que se refere ao veículo, quanto ao condutor. Com a participação da PM também são realizadas revistas em busca de armas de fogo e entorpecentes”, explicou ele.
IMG-20150924-WA0005Texto: Jaqueline Mota – Secom /Cabo
Fotos: Arquivo  da PM

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ANTT obriga empresas a justificar por escrito negativa de gratuidade a idosos

SXC-hu














As empresas de ônibus interestadual terão que justificar, por escrito, a razão da não concessão de gratuidade para idosos. Uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 10 de setembro, determina que as empresas emitam um documento explicando o motivo da recusa da gratuidade.

"As empresas prestadoras do serviço deverão, em qualquer caso, emitir documento ao solicitante quando da negativa de concessão do benefício", diz um trecho da resolução. Além disso, o documento precisa conter data, hora e local. A resolução entrará em vigor no dia 9 de dezembro. Atualmente, as empresas não precisam se justificar formalmente aos idosos quando negam a gratuidade.

A obtenção do documento é importante, uma vez que o idoso pode formalizar uma reclamação à ANTT na própria estação rodoviária – aos fiscais ou nos postos da agência – caso constate, no dia do embarque, que a empresa ainda tem vagas de gratuidade disponíveis. Caso o passageiro se sinta lesado pela empresa, também pode contatar a ANTT por telefone, no número 166.

A gratuidade

A legislação prevê que as empresas reservem dois lugares para idosos com idade igual ou superior a 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. A gratuidade vale para os chamados ônibus convencionais, excluindo, assim, os ônibus "leito" e "semileito".

Ao solicitar uma passagem gratuita, o passageiro deve mencionar que quer um "bilhete de viagem do idoso" nos pontos de venda da transportadora, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. Caso as vagas de gratuidade já estejam preenchidas, é direito do idoso comprar a passagem com 50% de desconto.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil

sábado, 12 de setembro de 2015

Por causa da crise, Detran-PE reduz horário de atendimento

Publicado em 11/09/2015, às 10h44 | Atualizado em 11/09/2015, às 10h50

Do JC Trânsito
Atendimento na sede muda, mas postos continuam funcionando, cada um no seu horário / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Atendimento na sede muda, mas postos continuam funcionando, cada um no seu horárioFoto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O horário de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) vai ser reduzido a partir da próxima segunda-feira (14). A medida faz parte do Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) do Governo de Pernambuco.

A sede do órgão, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, funcionará das 7h30 às 13h30 até 31 de dezembro. A mudança afetará serviços como vistorias de veículos. 

Porém, segundo o Detran-PE, o exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continuará das 7h30 até às 16h30. 

Também permanecerá o mesmo o horário de atendimento nos shoppings, nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), nos postos no interior e nas unidades do Expresso Cidadão.

Para mais detalhes, os usuários podem entrar em contato com os telefones (81) 3184.8109, 3184.8129 e 3184.8274, ou ainda pelo (81) 3184.8405, da Ouvidoria. Há ainda informações sobre os horários no site do Detran-PE.

Prefeitura constrói mais duas vias para melhorar mobilidade

setembro 11, 2015 DestaqueInfraestruturaObras

Obras_nas_Ruas AL_AZ_Vila_Santo_Inacio02_RandyAugustoInvestindo cada vez mais em mobilidade, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando a construção das ruas AL e AZ, vias próximas à marginal da linha férrea entre a Vila Social e a Vila Roca. Os trabalhos contemplarão dois trechos. O primeiro ligará a Rodovia PE-60 à Rua Nelson Mendes da Silva (antiga Rua BA). Já o segundo trecho interligará a Rua Trapiche até Rua Cinco na Vila Roca. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Obras Públicas do município, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades.
Obras_nas_Ruas AL_AZ_Vila_Santo_Inacio01_RandyAugustoAs vias possuirão aproximadamente 1,2 mil metros de extensão. Os serviços estão orçados em R$ 2,8 milhões. Os trechos estão recebendo serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, asfalto e construção de calçadas. As obras foram iniciadas ainda no primeiro semestre, porém, devido às chuvas, tiveram que ser interrompidas. De acordo com o secretário de Obras, Osman Beltrão, a conclusão das vias está prevista para dezembro deste ano. Além da construção das ruas AL e AZ, a Rua Vereador Volney da Costa Machado passará por obras de requalificação.
Obras_nas_Ruas AL_AZ_Vila_SantoInacio04_RandyAugustoTexto: Erika Freitas – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas no Centro






No feriado de 7 de Setembro, a tradição se manteve no Cabo de Santo Agostinho. Milhares de pessoas prestigiaram o desfile cívico no Centro pela festa de Independência do Brasil. 

Autoridades do município também estiveram presentes no ato, entre elas o prefeito Vado da Farmácia, secretários e vereadores. Mais de 30 entidades (escolas municipais, estaduais e particulares, bandas marciais e grupos diversos) mostraram seu patriotismo pelas principais vias do Centro, saindo da Avenida Historiador Pereira da Costa em direção ao palco montado em frente à Prefeitura Municipal.

“A independência se faz com cultura e inclusão social”. Este foi o tema escolhido para a Semana da Pátria do município neste ano. Como de costume, a centenária Banda Filarmônica 15 de Novembro Cabense deu início as apresentações, enquanto a Escola Edmar Moury Fernandes abriu a marcha para as escolas e bandas marciais. A responsável por encerrar o desfile foi a agremiação Voluntários da Pátria, do bairro da Cohab. “Para mim foi uma honra estar, junto com a minha equipe, prestigiando este grande momento. Foi um desfile muito bonito, onde os cabenses puderam mais uma vez mostrar todo seu patriotismo. As escolas estão de parabéns”, disse o prefeito Vado.

A programação de desfiles cívicos sofreu mudanças este ano. As apresentações continuaram descentralizadas, porém houve uma redução no número de polos, para adequação ao orçamento municipal devido à crise econômica que afeta o país. Mas isso não diminuiu o empenho das escolas nem o brilho dos desfiles. “Queremos parabenizar a todos os dirigentes, professores, alunos e bandas que se dedicaram ao máximo para realizar suas apresentações”, destacou o secretário de Educação, Adelson Moura. “O desfile de hoje foi bastante tranquilo, todos que aqui passaram mostraram suas qualidades brilhantemente, seja executando uma música, uma coreografia ou marchando. 

Agradecemos à Guarda Municipal e a todas as secretarias que colaboraram com a organização do evento”, acrescentou.

Crianças, adultos e idosos acompanharam de perto as apresentações, aplaudindo as coreografias e músicas executadas pelos integrantes das escolas e bandas marciais. A dona de casa Eliane Maria, 42, moradora da Torrinha, sempre prestigia o desfile de 7 de Setembro. “É um dia especial. Espero que possa acompanhar por muito mais tempo. Estão todos de parabéns. O desfile foi belíssimo”, disse.

O efetivo da Secretaria Municipal de Defesa Social trabalhou para garantir a organização e a segurança do evento. “Tivemos um público de cerca de 40 mil pessoas e tudo correu dentro da normalidade. Foi um desfile tranquilo e organizado”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Luiz Pereira.

O evento foi organizado pela Secretaria de Educação, com apoio das secretarias de Saúde, Programas Sociais e Defesa Social. O desfile do Centro, apesar de ser o principal, não foi o último. Na quarta-feira (09/09), escolas desfilam na Vila Social. No próximo domingo (13/09) haverá desfile em Ponte dos Carvalhos. O encerramento da programação do Mês da Pátria acontece no dia 20 de setembro, no distrito de Jussaral.

HISTÓRIA – A independência do Brasil foi proclamada há 193 anos, no dia 7 de setembro de 1822, quando o então príncipe regente Dom Pedro I recebeu uma carta da corte real portuguesa que exigia retorno imediato a Portugal. “Independência ou morte!”, declarou às margens do rio Ipiranga o príncipe, mudando de uma vez por todas a história do Brasil, tornando-o um país independente.

Texto: Erika Freitas e Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cabo adota pacote de medidas para reduzir despesas

setembro 4, 2015 AdministraçãoDestaqueGestãoGoverno

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou, nesta sexta-feira (04/09), um pacote de medidas para reduzir despesas com o custeio da máquina e com a folha de pessoal. Além de cortar gastos com a suspensão e redução de contratos com empresas que prestam serviços ao município, o Governo Municipal decidiu exonerar cerca de 10% dos servidores ocupantes de cargos comissionados (CCs), além de reduzir o valor dos salários do prefeito Vado da Farmácia, secretários municipais e outros comissionados.
O secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, informou que as medidas são urgentes e necessárias, devido a grande crise econômica que o País enfrenta e que atingiu fortemente os estados e municípios, que tiveram a arrecadação bastante reduzida nos últimos meses. Segundo ele, essas providências devem valer até dezembro próximo, quando o quadro econômico municipal será reavaliado para se saber qual o melhor caminho a ser seguido. O secretário explicou que a grande preocupação da gestão é garantir o pagamento dos salários em dia, inclusive do 13º a ser pago no final do ano, e honrar os compromissos já assumidos com fornecedores, além de priorizar as ações nas áreas da saúde e da educação.
“O prefeito Vado tem se preocupado muito com toda essa situação, tem feito reuniões constantes com seu secretariado. Esta semana, foi criado um grupo de trabalho para planejar uma redução nas despesas. A situação é muito mais complexa do que se imaginava. Só em agosto deste ano, tivemos uma redução de R$ 3,5 milhões em nossa receita. Diante disso, o prefeito Vado decidiu cortar na ‘própria carne’, reduzindo os salários da equipe”, justificou Oliveira.
Ficam reduzidos em 20% os subsídios do prefeito, secretários municipais, procurador geral e controlador geral do município. Também ficam reduzidas em 20% as representações dos cargos comissionados com os símbolos CC1-A e CC1-B (secretários executivos e superintendentes, respectivamente). A redução no valor das representações dos servidores com os símbolos CC4, CC3 e CC2 fica em 15% também a partir deste mês.
Com as medidas adotadas a partir de agora, o município prevê fazer uma economia de cerca de R$ 10 milhões até dezembro. Este valor, entretanto, pode não cobrir as perdas previstas para o período, caso elas permaneçam no mesmo patamar de agosto, quando houve uma queda na receita superior a R$ 3,5 milhões (menos 8% em relação a agosto de 2014).
CRÉDITOS – Lusivan Oliveira destacou que a prefeitura está adotando medidas não só para reduzir despesas, mas para recuperar créditos. Um exemplo é o Programa de Incentivo Fiscal (Refis), que concede anistia ou remissão total ou parcial de débitos relacionados a multas e juros de mora incidentes sobre créditos tributários.
“O projeto foi aprovado esta semana pela Câmara de Vereadores. Em breve, faremos uma campanha e acreditamos que isso ajudará a melhorar este cenário”, comentou. Também estará sendo reduzida a alíquota do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), de 2 para 1% até dezembro. “Sem esses ajustes, não conseguiremos chegar ao final do ano com a folha em dia. Neste momento, pedimos a compreensão de todos, dos servidores e da sociedade”, concluiu.
Texto: Secom | Cabo

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cabo divulga cronograma dos desfiles cívicos de setembro

agosto 31, 2015 CulturaDestaqueEducaçãoEventos

desfile-fotojoaobarbosa (27)
A programação dos desfiles cívicos do mês de setembro no Cabo de Santo Agostinho foi divulgada oficialmente pela Prefeitura Municipal na manhã desta segunda-feira (31/08). Neste ano, o tema escolhido foi ‘Independência se faz com cultura e inclusão social’. Os desfiles ocorrerão de forma descentralizada em 11 localidades entre 1º e 20 de setembro, sendo cinco deles realizados com estrutura de palco.
De acordo com o coordenador de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação, Ivan Marinho, o tema foi escolhido a partir dos eixos norteadores que compõe a temática geral do ano letivo deste ano: ‘Educação: Conhecimento Científico e Artístico a serviço de uma sociedade sustentável’. Foram sugeridas duas opções temáticas para que os dirigentes escolares pudessem eleger o tema vencedor.
desfile-fotojoaobarbosa (82)O coordenador mencionou que o regimento foi bem recebido por todos e afirma que a intenção é aprimorá-lo de forma contínua. “Houve duas reuniões dias 12 e 14 de agosto com os dirigentes escolares, na Secretaria de Educação, para receber as contribuições, suprimir ou acrescentar normas no regimento criado no ano passado. O regimento nos deu uma resposta positiva e rápida da população”, comentou.
O documento entregue aos inscritos trouxe uma maior organização logística aos desfiles, contribuindo com a coesão temática, com as organizações das saídas, concentração e pontualidade. “Foi uma ação de grande importância. A expressão dos desfiles de setembro tomava um rumo de algo parecido com o carnaval e então demos um norte para o que seria uma manifestação cívica. Como não é engessado, estamos sempre num processo de refazer”, enfatizou Marinho.
Na programação deste ano, alguns ajustes foram realizados para adequação ao orçamento municipal em período de contingenciamento de custos durante a crise econômica nacional. Alguns inscritos foram realocados para desfiles maiores em localidades mais próximas. Apesar do redimensionamento de polos, as bandas de escolas e associações inscritas na Coordenação de Cultura e arte da Secretaria de Educação garantiram a participação nos desfiles.
Veja no link a seguir a programação completa dos desfiles cívicos do mês da pátria 2015 no Cabo: Desfiles Civicos 2015

Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Secom/Cabo – Arquivo