Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cabo se prepara para receber projeto Praia Sem Barreiras

Prefeito_Vado_EMPETUR01_RandyAugustoO Cabo de Santo Agostinho está muito próximo de receber o Projeto Praia sem Barreiras, que consiste em viabilizar o acesso ao banho de mar a pessoas com deficiência. Na manhã desta quinta-feira (19/11), o prefeito Vado da Farmácia recebeu representantes da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com o objetivo de discutir alguns detalhes finais para implantação do projeto no município. O encontro aconteceu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
Prefeito_Vado_EMPETUR03_RandyAugusto
O projeto Praia Sem Barreiras faz parte do Programa Turismo Acessível do Governo do Estado, em parceria com a Empetur, e tem a finalidade de disponibilizar esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para que portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida tenham um banho de mar assistido.
Durante a reunião, a gestora de Projetos Especiais da Empetur, Alinne Frazão, abordou alguns detalhes que faltam para lançar o Praia sem Barreiras na praia de Suape. Entre eles, os ajustes na infraestrutura no local e adaptações para atender ao público específico, compra dos materiais, o espaço para guarda desses materiais, monitores que serão qualificados para dar assistência ao banho assistido, definir dias e horários de funcionamento, entre outros.
De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Everaldo Monteiro, o local está passando por uma reforma, para atender as necessidades e adequações do Projeto. “A previsão de conclusão é até o final deste mês”, prevê.
O prefeito Vado agradeceu o encontro e se colocou à disposição para dar mais celeridade para o projeto ser implantado aqui. “O Praia sem Barreiras vai possibilitar o direito de ir e vir de todos, em especial aqueles que apresentam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Faremos o que for possível para garantir mais esse direito à acessibilidade”, assegurou.
Participaram da reunião os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública), Adelson Moura (Educação), Arthur Albuquerque (Planejamento e Meio Ambiente), Ricardo Marlon (Saúde) e Everaldo Monteiro (Coordenação Regional e Serviços Públicos), além do procurador geral do município, Marcos Lira, o gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Programas Sociais, Márion Fraz, e o vereador Ricardo Carneiro.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Melhorias no trânsito e transporte do Cabo são discutidas em reunião

reuniaotransporte-fotojoaobarbosa-2-Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho se reuniram, nessa quinta-feira (12/11), com membros do Conselho de Trânsito e Transporte e das cooperativas de táxi e mototáxi do município. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), e teve como objetivo discutir melhorias na área. Participaram da reunião o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Arthur Albuquerque; o assessor técnico da Secretaria de Defesa Social, Ilo Jorge.
reuniaotransporte-fotojoaobarbosa-1-A bilhetagem eletrônica foi um dos assuntos mais abordados durante a reunião.  Este mês, o Cabo implantou oficialmente o sistema, tornando-se o primeiro município da região metropolitana, depois do Recife, a adotar a bilhetagem eletrônica, que visa modernizar o sistema de transporte público da cidade e proporcionar maior agilidade e segurança aos usuários. Para Ilo Jorge, o sistema traz um grande avanço para o município. “Teremos menos dinheiro em circulação e mais cartão em movimento”, comentou.  A bilhetagem também vai proporcionar um maior controle e transparência das informações, como número de passageiros, para a cobrança justa dos impostos.
Outro ponto discutido foi o Anel Zero, nova iniciativa para um melhor atendimento à zona rural, com linhas de maior distância, que vai beneficiar 3 mil moradores dos engenhos. Deverá ser acrescentado R$ 1,30 a mais no valor da passagem, uma reivindicação do empresariado que atende essas áreas, para regulamentar essas linhas de transporte a serem inseridas no sistema de bilhetagem eletrônica, em especial às linhas atendidas pela empresa Monteiro Transporte.
Depois de reuniões com o Ministério Público, Sindicato, e cooperativa dos taxistas, sobre o processo licitatório para a concessão de novas placas de táxis, que terá início no dia (17/11). Serão disponibilizadas 72 placas vermelhas para taxistas. Com a iniciativa, a cidade vai aumentar a frota de táxis, passando dos atuais 150 carros para 222. Outro grande ganho foi a aquisição de 62 carros novos para o serviço de táxi, fazendo uma renovação da frota em mais de 25%.
“Esse é um espaço de diálogo constante com a sociedade, e de transparência com a ação pública, e dentro deste espaço obtemos um avanço muito grande, com a implantação da bilhetagem eletrônica, a regularização dos taxistas e as linhas especiais para a população rural”, destacou o secretário Arthur Albuquerque.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Prefeitura e comerciantes debatem fechamento de avenida em Gaibu


Reuniao_Controle_urbano_Comerciantes_Gaibu03_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na última sexta-feira (06/11), uma reunião com comerciantes e microempreendedores que atuam na Avenida Laura Cavalcanti, localizada na praia de Gaibu, para debater sobre a possibilidade de retomar o esquema de fechamento da via nos finais de semana, permitindo o acesso apenas de pedestres. A O bloqueio da avenida é uma solicitação dos próprios comerciantes que visam melhor atender os clientes e turistas que visitam a área. A reunião aconteceu em um restaurante local.
Reuniao_Controle_urbano_Comerciantes_Gaibu02_RandyAugustoCom o objetivo de atender às solicitações feitas pelos comerciantes, o coordenador da Superintendência de Controle Urbano, Ronaldo Alves, e o gerente Fernando Neves, visitaram o local para ouvi-los. A proposta é interditar novamente a Avenida Laura Cavalcanti nos finais de semana, principal avenida de Gaibu, possibilitando apenas o tráfego de pessoas, pois, segundo os comerciantes, o grande fluxo de veículos atrapalha o serviço do comércio local.
Na ocasião, foi definido que a avenida será interditada apenas nos finais de semana, a partir do mês de dezembro. O coordenador da Superintendência de Controle Urbano, Ronaldo Alves, reforçou o apoio da prefeitura à ação. “Estamos sempre atentos a ouvir a população. A reunião de hoje é justamente para debater a melhor forma de atendê-los”, disse.
Reuniao_Controle_urbano_Comerciantes_Gaibu01_RandyAugustoA ação conta com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que irão realizar a inspeção no local durante os períodos em que a avenida estiver interditada, controlando o tráfego no local e assegurando que a ação ocorra da melhor forma.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cabo é o 2º município da RMR a adotar bilhetagem eletrônica

O Cabo de Santo Agostinho tornou-se o primeiro município da Região Metropolitana, depois do Recife, a implantar a bilhetagem eletrônica em suas linhas municipais. A iniciativa visa modernizar o sistema de transporte público da cidade e proporcionar maior agilidade, planejamento operacional, controle e segurança aos usuários, prefeitura e permissionários. A cerimônia de implantação aconteceu na manhã desta quinta-feira (05/11), na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, no Centro.




Reunindo diversas autoridades municipais, permissionários, estudantes, rodoviários e representantes da Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco), parceira do projeto, o lançamento foi comandado pelo prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, que inaugurou o Posto de Atendimento dos Usuários do sistema de bilhetagem eletrônica e fez a entrega simbólica de cartões BEMFÁCIL a três estudantes e um rodoviário. “Isso é um grande avanço no nosso sistema de transporte público e trará mais controle das receitas e gratuidades. Além disso, vai trazer mais segurança para os usuários e funcionários das empresas, porque os coletivos passam a circular com menos dinheiro”, destacou o gestor.
Atualmente, mais de 30 mil pessoas usam diariamente o sistema municipal de transporte. Inicialmente, serão colocados em circulação os cartões “Trabalhador”, para os funcionários de empresas do Cabo que recebem auxílio-transporte; “Rodoviário”, para todos os operadores das linhas municipais; “Estudante”, para os estudantes da rede particular e estadual, que terão 50% de desconto nas passagens, e “Passe Livre”, que permitirá acesso gratuito a cerca de 8 mil alunos da rede municipal que precisam de transporte para se locomover até as unidades de ensino. Posteriormente, também será disponibilizado o cartão “Comum”, para os demais usuários que desejam utilizar o sistema eletrônico.
A adesão da bilhetagem eletrônica já era um anseio antigo dos usuários e começou a ser debatido discutido há 14 meses entre a prefeitura, a Urbana-PE e as empresas que fazem o transporte regular e complementar. Com ela, haverá troca gradativa dos passes estudantis e vales de papel pelos cartões BEMFÁCIL, que darão acesso às catracas eletrônicas. A expectativa é que até o final do ano a bilhetagem esteja em pleno funcionamento. De acordo com o gerente de Trânsito e Transportes, Márcio Nogueira, as empresas permissionárias já receberam treinamento e deverão implantar em seus veículos o validador e a catraca eletrônica o quanto antes.
“Quero parabenizar a administração do prefeito Vado da Farmácia por esse gesto que significa uma modernização para o transporte coletivo do município. O Cabo está sendo o segundo município da Região Metropolitana, depois do Recife, a adotar a bilhetagem eletrônica”, ressaltou o presidente da Urbana-PE, Luiz Fernando Bandeira de Melo. “Com isso, todos vão ganhar. Vai ganhar o povo, porque entrará de forma mais ágil nos coletivos; vai ganhar a prefeitura, porque terá mais um melhor controle do número de passageiros podendo cobrar melhor os seus impostos, além de poder fazer um processo licitatório para o transporte público. Gostaria de agradecer à toda equipe da Urbana-PE, que tanto se dedicou para que esse dia chegasse”, completou.
“Sem dúvida, esta iniciativa significa um grande avanço para o município. O prefeito quebrou paradigmas e, por uma decisão política e corajosa, atendeu um desejo antigo da população”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Social, Luiz Pereira. “Hoje é um momento de grande emoção, pois estamos dando um grande passo para o desenvolvimento de nossa cidade. Parabenizo o prefeito e sua equipe pelo empenho em implantar a bilhetagem eletrônica, que só trará benefícios à população”, comemorou Edinaldo Gomes, conselheiro municipal de Trânsito e Transporte.
Segundo a promotora de justiça do Cabo, Alice Morais, a medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no ano passado. O acordo compreenderá também um processo licitatório para exploração do sistema de transporte público da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade e promover uma maior transparência e equilíbrio nos serviços dos permissionários.
O cadastro dos cartões BEMFÁCIL já está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, situada às margens da BR-101 sul, próxima à antiga casa de show Asa Branca. As escolas da rede municipal devem realizar o cadastro dos alunos que precisam de transporte até o próximo dia 13 deste mês. Já as empresas podem solicitar os cartões “trabalhador” para os funcionários até o próximo dia 30. Outras informações pelo telefone 3524-9118 (procurar Márcio Nogueira, da Gerência de Trânsito e Transporte).

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto