Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Guardas do Cabo se capacitam para usar armas de fogo em serviço


GM3
Guardas municipais do Cabo de Santo Agostinho participaram, nesta sexta-feira (19/02), de uma aula de instrução prática para permitir o porte e o manuseio de armas de fogo durante o serviço. A aula foi ministrada por instrutores credenciados da Polícia Federal (PF) e aconteceu na sede da Companhia Independente de Operações Especiais do Recife (CIOE), na Avenida Recife, Jiquiá/Estância.

GM4
A instrução prática é continuidade do curso de capacitação que tem o total de 100 horas aula, com 35 horas destinadas às aulas teóricas já realizadas em dezembro. Nesta segunda etapa, a carga de 65 horas será distribuída em seis dias. Para obter a habilitação para o uso de arma de fogo em serviço, os guardas passaram por uma prova prática e teórica. No final do curso cada guarda receberá um certificado pelas horas de curso exercidas, entregue pelo Instrutor credenciado pela PF e guarda municipal de Goiana, Adriano Duarte.

Ao todo, 100 homens participaram do curso que visa preparar o agente, e faz parte da grade curricular exigida para que o guarda municipal obtenha as instruções práticas e teóricas necessárias para atuar com a arma de fogo, conforme a Lei Federal 13.022 de 2014. Até o momento, 50 guardas do Cabo já concluíram o curso e estão aptos. Os demais 50 iniciaram hoje o processo de conclusão.
GM1
De acordo com o Comandante da Guarda Municipal do Cabo, Ozias Carvalho, após a conclusão do curso, os guardas irão aguardar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para poder iniciar um novo trabalho já habilitados para o porte de armas, com o objetivo de promover mais segurança na cidade. “O objetivo é colocar estes agentes nas ruas, divididos por bairro, oferecendo à população mais um colaborador, em conjunto com os demais órgãos de segurança, aptos a protegerem a sociedade”, disse.

GM2
Na aula prática, antes de utilizar a arma e receber as instruções, os agentes receberam orientações do Instrutor Adriano Duarte. “É preciso ter responsabilidade e cuidado na hora de usar a arma. Para isso, desde o início do curso prático, em complemento à aula teórica, passamos para os alunos que, para evitar riscos, é necessário estar atento e manter a segurança”, destacou.

O secretário de Defesa Social do Cabo, Luiz Pereira, destacou o empenho da Guarda Municipal no município. “Essa é uma demanda antiga da nossa guarda e que hoje estão podendo tornar realidade. Nossa equipe dispõe de uma grande estrutura para atender essa capacitação, e com o esforço deles e o compromisso do prefeito Vado da Farmácia, o sonho se concretizou”, falou.
O curso está sendo realizado através de uma parceria entre a Associação dos Guardas Municipais e o Sindicato dos Guardas Municipais, com o apoio da Prefeitura. Sidney Araújo, presidente da Associação, destaca a importância da parceria. “Capacitar o agente é o objetivo da Associação, que, através da parceria com a prefeitura, pôde promover essa capacitação para os 100 agentes que, em breve, estarão nas ruas contribuindo para a segurança da cidade”, enfatizou.
Para participar da capacitação, os agentes passaram pela avaliação de uma psicóloga credenciada da Polícia Federal, que fez uma triagem. O Cabo é o primeiro município da Região Metropolitana do Recife (RMR) onde a GM se prepara para atuar com arma de fogo. Toda preparação no curso é uma preocupação direta para que o órgão atue de forma positiva, tornando-se referência para outros municípios.
Texto e fotos: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Revista ilustrada por Ziraldo promove segurança no trânsito


Foto: Paulo Maciel - Imprensa - DETRAN-PE

Texto: Secretaria de Imprensa do Governo do Estado de Pernambuco

O governador Paulo Câmara apresentou, nesta segunda-feira (22.02), em um ato no Palácio do Campo das Princesas, a revista “Vou que vou com segurança – Manual da Cinquentinha". A publicação, produzida em parceria com o cartunista Ziraldo, será utilizada para conscientizar estudantes da Rede Pública em um ciclo de palestras sobre segurança no trânsito. Desta forma, o Governo de Pernambuco vai originar uma rede multiplicadora para fomentar a cultura de paz. A falta de conhecimento da Legislação e do uso correto dos equipamentos de segurança, pelos usuários desse modelo de veículo, são as principais causas de acidentes nas vias públicas em Pernambuco.

"Será um exército de meninos e meninas que vão ser a nova geração do nosso Estado e que tem na escola pública a oportunidade de estudar, de realizar seus sonhos e de fazer uma boa universidade. Então, essa é uma campanha para todo o Estado. É uma conscientização efetiva de que o equipamento pode ser usado, de forma adequada e segura. E aqueles que utilizam as populares cinquentinhas vão ter todo o nosso apoio", afirmou Paulo, frisando ainda: "Eu não vejo outra forma de iniciarmos essa campanha que não seja a partir de uma cartilha e com os alunos da rede. Eles são multiplicadores, sem dúvida nenhuma, da boa informação".

Elaborada para promover a redução de acidentes com ciclomotores com até 50 cilindradas, as populares cinquentinhas, a obra aborda pontos importantes para uma boa educação no trânsito como regularização, emplacamento e respeito às leis. Tudo isso amparado em uma linguagem dinâmica e regionalizada. Este ano, o Estado vai distribuir 10 mil exemplares da publicação. A expectativa da organização é que o projeto tenha continuidade nos próximos anos.

Considerado um dos maiores cartunistas do País, Ziraldo Alves Pinto começou sua carreira nos anos 1950, em jornais e revistas de expressão. Após quase 20 anos produzindo quadrinhos para os adultos, o mineiro direcionou a sua áurea artística para o público infantil. Sobre a publicação pernambucana, o mineiro frisou que esse é o seu 14º trabalho voltado à educação do trânsito, mas é o primeiro que trata do uso das motos com até 50 cilindradas.

O  pai do clássico "Menino Maluquinho" destacou que o texto desenvolvido para a revista foi totalmente regionalizado, trazendo expressões próprias do Estado. "Ela está escrita em 'pernambuquês'. E eu adorei o trabalho feito aqui", sublinhou Ziraldo, que também é jornalista, teatrólogo, chargista e escritor.

Estatísticas do Governo do Estado apontam que os jovens entre 15 e 29 anos são as principais vitimas de acidentes com motos e cinquentinhas. Para Paulo Câmara, os acidentes se configuram como um grave problema de saúde pública. Para frear esse tipo de ocorrência, o Governo continuará fiscalizando e promovendo ações para o segmento. 

"Hoje, nós temos cerca de 45 mil acidentes por ano. Esse é um número que não pode deixar a gente  confortável. Não é razoável. É muito, e nós temos que chegar a zero. Isso só se faz com informação, trabalho e dedicação", destacou Paulo.

CRONOGRAMA - Programado para acontecer nos meses de maio e setembro, o ciclo de palestras é destinada a 4,2 mil alunos da Rede Pública Estadual da Região Metropolitana do Recife e do Interior. Na RMR, serão beneficiados 2,4 mil jovens de 24 escolas de Ensino Médio. No Interior, a caravana "Detran nos Municípios” vai contemplar 1,8 mil estudantes de escolas municipais e estaduais. Além dos mais novos, o projeto prevê também a capacitação de 150 professores do Estado. A ideia é que, a partir deste conhecimento, os profissionais possam aplicar novos ciclos educativos.

Para o secretário de Cidades, André de Paula, o lançamento da revista dialoga com futuro de Pernambuco. "Nós comemoramos hoje um conjunto de intervenções que foram feitas nessa área. O emplacamento das cinquentinhas foi uma grande vitória. A obrigatoriedade da carteira de motorista para quem conduz uma cinquentinha também foi uma grande vitória para o setor", completou André de Paula.

A dinâmica do circuito de palestras será diferente para estudantes e docentes. No primeiro caso, a palestra será de 1h30 visando sensibilizar a juventude pernambucana para a dura realidade do trânsito. Os temas também vão explorar os sonhos, a independência e a saúde dos adolescentes, além de atos que promovam a cultura de paz nas vias. Já os profissionais terão 4h de instruções sobre ética e cidadania no trânsito. E o conteúdo será voltado para a promoção de projetos pedagógicos.

Aluna da Escola Fernando Mota, localizada no bairro do Setúbal, no Recife, Jéssica Raíssa destacou a importância do projeto para os jovens. Com apenas 16 anos, a estudante contou que participa de uma rádio na escola que oferece dicas para os estudantes sobre educação no trânsito. Ela também ponderou que essa cartilha vai impulsionar o trabalho. "Essa revista é voltada para a conscientização do uso das cinquentinhas. Mas também tem um forte direcionamento para educação no trânsito. A partir desse novo material, vamos enriquecer o projeto da rádio", assegurou.

TURMA DO FOM-FOM - O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), Charles Ribeiro, aproveitou a oportunidade para anunciar o retorno da "Turma do Fom-Fom". Os divertidos personagens volta às ruas do Recife para conscientizar motoristas e pedestres. Charles contou que a campanha terá dois novos personagens: a Magrela, que representar os ciclistas, e o MotoMax, que vai mostrar os desafios vividos dos motociclistas. "Esse tipo de ação enrique o trabalho e nos aproxima ainda mais da população", frisou o gestor.

Foto: Wagner Ramos // Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco 
Foto: Wagner Ramos // Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Prefeito Vado fala sobre gestão e crise durante entrevista


Entrevista_Vado_Radio_Calheta01_Foto_CarlosSinesio
A crise econômica e os desafios de superar a falta de recursos e administrar o município foram alguns dos temas abordados, nesta quinta-feira (04/02), pelo Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, em entrevista à Rádio Calheta FM. Durante o programa Passando a Limpo, apresentado pelo radialista Ely José Batata, Vado disse que o município enfrenta dificuldades desde 2013, primeiro ano da sua gestão. “Eu dizia, mas muita gente não acreditava, achavam que eu queria ganhar tempo”, enfatizou ele, ao lembrar que, apesar da crise econômica, a sua gestão vem conseguindo executar obras e manter a prestação de serviços à população cabense.

radioprefeito1
O prefeito disse que vem fazendo muitos esforços para concluir as obras da coberta e reforma do Mercadão, no Centro, bem como a pavimentação da antiga Estrada de Suape, esta em parceria com o Governo do Estado, através do FEM (Fundo Municipal de Apoio aos Municípios). “Para mim, será uma felicidade muito grande terminar essas obras tão importantes para o município”, disse Vado. O prefeito também informou que está reforçando os serviços de capinação e limpeza de vias, uma vez que neste período chuvoso o mato cresce mais rápido, o que exige uma ação mais eficiente.
Outro assunto abordado na entrevista foi o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do Zika vírus e da Chikungunya. Segundo ele, a Secretaria de Saúde do Cabo tem coordenado muitas ações nesse sentido, com os agentes de combate a endemias e comunitários de saúde, que estão indo nas residências, nos pontos comerciais e em todos os locais que possam abrigar focos do mosquito. Ele lembrou, inclusive, que periodicamente estão sendo feitos mutirões com a participação de várias Secretarias para reforçar o combate ao mosquito. Vado foi à Calheta acompanhado também do novo secretário de Governo, Moisés Xavier.
Texto e fotos : Carlos Sinésio – Secom/Cabo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Operação Carnaval do DETRAN-PE 2016



Foto: Paulo Maciel - Imprensa - DETRAN-PE

Texto: Jô Lima // Assessoria de Imprensa e Publicidade Institucional

A Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, vai montar esquema especial para as festividades de momo, durante os dias 05, 06, 07, 08 e 09 de fevereiro, agentes da Operação Trânsito Seguro – OTS, do órgão, em parceria com Operação Lei Seca, o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN, Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRV, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Estrada e Rodagem – DER, Samu Recife, Universidade de Pernambuco – UPE, e Guardas Municipais, estarão em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana do Recife – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado.

Para garantir maior fluidez no trânsito, serão realizadas operações nos municípios de Vitória, Bezerros, Pesqueira, Tamandaré, Porto de Galinhas, Gravatá, Janga, Maria Farinha, Ilha de Itamaracá, Nazaré da Mata e vias pedágiadas. Para tanto, o órgão colocará agentes de trânsito, quando distribuirão peças educativas nos pontos de fiscalização, alertando sempre sobre o perigo de misturar volante e álcool, sempre apontando alternativas de transporte, com o objetivo de minimizar acidentes.

Segundo Charles Ribeiro, diretor presidente do DETRAN-PE, estarão trabalhando no período carnavalesco 250 agentes de trânsito, 54 viaturas, 9 vans, 12 pranchas, 2 doblòs móveis para fiscalização eletrônica, que trabalharão em parceria com a Operação Lei Seca.
Charles informou ainda que, uma equipe de servidores ficará de plantão na sede da autarquia do sábado de zé pereira até a quarta-feira de cinzas para efetuarem a entrega de carteiras nacional de habilitação – CNH’s, apreendidas pela fiscalização, além de implantação de notificações.

Os usuários serão atendidos das 10h às 16horas na sala 16, diretoria de trânsito, e o acesso deverá ser feito pelo portão principal, na estrada do barbalho.

Participaram da coletiva Coordenador da Operação Lei Seca – OLS, Major Luciano Nunes; do Representando o Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Lamartine Barbosa; do Comandante do 1º Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, Tenente Coronel Hélida Bione; do Chefe de Fiscalização do Departamento de Estrada e Rodagem – DER, Ronaldo Vieira; do Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, Tenente Coronel Clóvis Pereira; do Representante a Polícia Rodoviária Federal – PRF, Inspetor Cristiano Mendonça; do Representando o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu, Dra. Cibele Souza; do Representando a Universidade de Pernambuco – UPE, Dra. Elizabeth Amorim; e do Secretário de Trânsito da Prefeitura de Camaragibe, Coronel Meira.

Educação no Trânsito – Com o slogan “Hoje vou curtir, nada de dirigir”, o DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, juntamente com a turma do Fom Fom, estarão no Marco Zero, no dia 5 de fevereiro, durante a abertura do Carnaval, com ação nos bares e camarotes, adesivando banheiros dos bares do Recife Antigo com faixa de 30 centímetros contendo mensagens educativas, lembrando que mistura perigosa do álcool e direção não é permitida, além do excesso de velocidade e uso do cinto de segurança. Também haverá colocara de porta guardanapos com a mensagem “Volte da folia em segurança, se beber não dirija”, nas mesas dos bares do Recife Antigo. Além disso, a turma do Fom Fom estará colocando praguinhas nos foliões e distribuindo bafômetros descartáveis e leques contendo mensagens educativas e telefones úteis.

Já no dia 6, na concentração do Galo da Madrugada, na Praça Sérgio Loreto, a equipe de educadores e a turma do Fom Fom marcarão presença, distribuindo bafômetros descartáveis e leques. No dia 7, a equipe de educadores e a turma do Fom Fom estarão no desfile dos papangus de Bezerros.

Segue programação:

DIA
AÇÃO
LOCAL
HORARIO
05/02 (sexta)
AÇÃO nos bares e camarotes
Abertura carnaval – Marco Zero
19 às 22 h
06/02 (sábado)
AÇÃO no Galo da Madrugada manhã)
Concentração do Galo - Praça Sergio Loreto (manhã)
9 ÀS 13h
AÇÃO itinerante nos bares e camarotes
Recife Antigo (noite)
19 às 22 h
07/02 (domingo)
Ação no desfile dos papangus
Centro de Bezerros (manhã)
9 ÀS 13h
AÇÃO nos bares e camarotes
Recife Antigo (noite)
19 às 22 h
08/02 (segunda)
AÇÃO nos bares e camarotes
Recife Antigo (noite)
19 às 22 h
09/02 (terça)
AÇÃO nos bares e camarotes
Recife Antigo (noite)
19 às 22 h

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Reunião com Coordenadores de Ciretrans



Fotos: Paulo Maciel - Imprensa- DETRAN-PE

Texto: Jô Lima - Assessora de Imprensa e Publicidade Institucional


Coordenadores das Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans, de todo o Estado, estiveram reunidos hoje (29), com o secretário das Cidades, deputado André de Paula, e com o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, onde foi apresentado pela Coordenadora de Educação para o Trânsito do DETRAN-PE, Luciana Carvalho, o cronograma da caravana Detran nos Municípios de 2016, que terá início no município de Gravatá nos dia 3 e 4 de fevereiro. O encontro aconteceu no auditório do Sest Senat de Caruaru, localizado na Avenida Frei Damião de Bozzano – Indianópolis.

Na oportunidade, André de Paula fez a entrega de placa de reconhecimento ao Coordenador da Ciretran de Palmares, Noé Lira, que na ocasião representou todos os coordenadores que participaram das ações realizadas pelo Órgão em 2015. Ao entregar a placa, André reafirmou a importância dos Coordenadores das Ciretrans. "Vocês são os legítimos representantes do DETRAN em seus municípios e agradeço pelo serviço de qualidade que vêm prestando". Além de lembrar as ações de educação e fiscalização desenvolvidas pelo Órgão de trânsito.

Já Ribeiro fez prestação de contas dos serviços prestados pela Autarquia no ano de 2015, ao mesmo tempo que apresentou o cronograma de trabalho para 2016. Segundo ele, a metodologia do projeto que vai ser implantado nesse ano é de responsabilidade da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, por meio da Escola Pública de Trânsito do Órgão, onde os educadores de trânsito ministrarão palestras, inclusive com simulações do dia a dia no trânsito.

Ele destacou a redução de 7% de acidentes com motos e consequentemente a economia de R$ 15, 5 milhões pela Secretaria de Saúde. Segundo ele, isso deve a fiscalização e as blitz's educativas com foco nos ciclomotores, sempre realizadas em parceria entre o Batalhão de Polícia de Trânsito - BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária - BPRV, Polícia Rodoviária Federal - PRF, e Departamento de Estrada e Rodagem - DER. “Diante desta realidade a educação de trânsito é prioridade nessa gestão, pois acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Por isso, nosso foco é formar os futuros condutores com responsabilidade”, destacou.

Estiveram presentes a Diretora de Atendimento do DETRAN, Dirce Melo; o Coordenador de Articulação Municipal, Lázaro Medeiros; o ex-deputado Roberto Liberato; o ex-vereador Adolfo José; além de representantes das sociedade civil.